Código de anúncio

Responsive Advertisement

Como abrir uma empresa MEI 2024





O MEI – microempreendedor individual, é uma modalidade de empresa. Ela é destinada a empresários com faturamento até R$ 81 mil ao ano – e no máximo 1 funcionário. Com impostos simplificados e mais baratos – o empresário apenas recolhe a guia DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), no valor de R$ 50, por mês, referentes a previdência social, ICMS ou ISS.
Mas não são todas as profissões que podem ser microempreendedor individual. Você pode consultar a sua, no portal do empreendedor, clicando aqui.
Omicroempreendedor individual é um modo muito prático de regularizar a sua atividade profissional, com emissão de notas e alvará, por exemplo. Agora vamos te contar como fazer para abrir sua empresa MEI e aproveitar todas essas vantagens. 

Como abrir uma empresa MEI

Documentos necessários para abrir um MEI

Para abrir um MEI, você precisa fornecer apenas alguns dados básicos – é realmente simples! Tenha em mãos número de CPF, data de nascimento, título de eleitor e o recibo de sua última declaração de imposto de renda.

Passo a passo para abrir um MEI

Acessando o portal do empreendedor, você vai achar a opção de “abrir MEI”. Com os documentos, você preenche seus dados pessoais e endereço, telefone de contato e e-mail, por exemplo.
O preenchimento não demora e, ao fim disso, você terá o seu certificado CCMEI – como o da imagem abaixo.
A partir disso, você já tem um CNPJ e uma empresa! Lembre-se: você receberá cobranças da DAS a partir do próximo mês, com vencimento todo dia 20.  

Os trâmites finais: alvará e nota fiscal

Mas isso quer dizer que já está tudo certo com seu MEI? 
A resposta é, quase, quase lá. Ainda faltam passos importantes, que tem a ver com a liberação por parte da junta comercial do seu estado e da prefeitura do seu município, para que você possa emitir notas e ter um alvará de funcionamento da sua atividade – mesmo que ela seja de serviço, será necessário o alvará!
A dica é informar-se na prefeitura da sua cidade, pois cada localidade tem processos diferentes para esta regularização final do seu MEI.
Aqui vale ter atenção com as atividades que você escolheu lá atrás, quando cadastrou-se no portal do empreendedor. Elas devem ser as mesmas – e se não encontrá-las, procure ajuda nos órgãos do governo.

Todo este processo pode ser feito por um contador, mas atenção: empresas de microempreendedor individual não são obrigadas a ter um serviço de contabilidade, você pode gerenciar tudo sozinho se preferir.

 Abrir uma MEI para ser prestador de serviços


Se o seu objetivo é abrir uma MEI para ser prestador de serviços, lembre-se que é importante organizar a sua rotina. Para te ajudar nessa missão, leia este texto sobre o assunto.

Quer mais conhecimento? 

Então, não deixe de acessar o Tempo Ja BR   para ficar por dentro de mais informações sobre o Tempo e também sobre as operações logísticas para os setores rurais e também industriais e comerciais.

Postar um comentário

0 Comentários